segunda-feira, 11 de julho de 2011

As reais ratazanas da terra


 As ratazanas (Rattus sp.) são mamíferos roedores e medem cerca de 40 cm, possuindo cauda maior que o comprimento da cabeça e corpo, orelhas longas quase sem pêlos e pés sem membranas interdigitais.


Origem - provavelmente originárias do sudeste da Ásia, talvez da Índia ou da Pérsia. São conhecidos como os ratos do velho mundo. Pallas, naturalista do século XVIII, foi o primeiro a incluí-las na relação da fauna europeia. Pelo século XVIII atravessaram o Rio Volga e finalmente chegaram ao ocidente. Em 1728 alcançaram a Inglaterra, 1750 a Prússia oriental, 1753 chegaram a Paris e em 1809 invadiram a SuíçaLineu, o grande naturalista sueco que criou o sistema moderno de nomenclatura zoológica, não as incluiu na edição de 1758 de sua obra, por não terem chegado à Escandinávia até então. Este roedor é encontrado atualmente em todo o mundo, mesmo nas ilhas oceânicas desérticas e desoladas.
As espécies mais conhecidas são a ratazana negra (Rattus rattus) e o rato castanho (Rattus norvegicus).



 Adaptação ao Habitat - Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito das escamas da cauda. Tem hábitos semi-aquáticos mas além de nadarem bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfacto e o paladar. Muitos encontram-se abrigados em árvores e preferem uma alimentação à base de frutas.  As suas fezes são afiladas e são visiveis nas zonas onde habita. Em áreas urbanas este rato possui hábitos nocturnos. É comum serem usados como animais de estimação, como alimento para outros animais ou mesmo na alimentação humana. 


 Hábitos reprodutivos - Vive em pequenos grupos compostos por um macho e várias fêmeas e constrói os ninhos em corredores subterrâneos. Tem um ciclo estral de cinco dias, com uma gestação de apenas vinte e quatro, da qual nascem geralmente oito crias. Ocorre, então, um novo estro dezoito horas depois do parto e outros filhotes nascem ao final do desmame da primeira ninhada, que se dá nos vinte e um dias. A maturidade sexual é atingida aos três meses de idade, sendo assim umas verdadeiras máquinas reprodutoras.



Algumas das zoonoses transmissíveis ao homem:
  • Peste Negra Yersinia pestis via pulga Xenopsylla cheopis
  • Febre Tifóide Rickettsia typhi
  • Toxoplasmose
  • Leptospirose
  • Febre da mordida do rato Spirillum minus
  • Triquinose Trichinella spiralis
  • Raiva?
  • Salmonella
  • Sarna
  • Micoses
  • Hantavirus
  • Meningite Eosinofílica

in wikipedia

domingo, 10 de julho de 2011

Saúde Pública e os "ratos de asas"

Problemas ambientais causados pelos pombos:
  • compete por alimento com as espécies nativas, 
  • danifica monumentos com os seus dejectos, 
  • pode transmitir doenças ao homem. 

Factos sobre Pombos e zoonoses transmissíveis ao homem:
  1. Um estudo da Universidade de Basel na Suiça identificou 60 microorganismos associados a pombos capazes de causar doenças humanas. 
  2. Até agora foram identificadas 57 zoonoses.
  3. Destas transmite menos de 10 ao homem, segundo casos clínicos publicados
  4. http://www.urbanwildlifesociety.org/zoonoses/ExprtsRePijZoonos.html



Alguns exemplos de doenças cujo pombo é vector transmissor:


Bactérias

    Virus


      Fungos

      Platelmintas e Nemátodes
      Protozoários



        Insectos e outros artrópodes




          in wikipedia
          and http://www.columbofilia.carlos-fonseca.com/doencas.htm#LISTA_DE_DOEN%C7AS
          and http://www.techletter.com/Archive/Safety%20articles/pigeonsdisease.html
          and http://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1020&context=icwdmbirdcontrol&sei-redir=1#search=%22pigeons%20disease%22

          Pombo comum


          O pombo-comum, também conhecido como pombo-doméstico ou pombo-das-rochas (Columba livia), é uma ave columbiforme bastante frequente em áreas urbanas.
          A plumagem é normalmente em tons de cinzento, mais claro nas asas que no peito e cabeça, com cauda riscada de negro e pescoço esverdeado. Caracterizam-se, em geral, pelos reflexos metálicos na plumagem, cabeça e pés pequenos, bicos com ceroma ou elevação na base e a ponta deste em forma de gancho. O bico é vermelho, curto e fino, com 3,8 cm de comprimento médio.Alimenta-se de sementes, grãos e frutas e, nas cidades, do que estiver disponível nas ruas, incluindo resíduos.

          Origem - Esta espécie é originária da Eurásia e África e foi introduzida no Brasil no início da colonização portuguesa. Foi criado por asiáticos desde a antiguidade mais remota - há imagens que o representam, na Mesopotâmia, datadas de 4.500 a.C.

          Hábitos reprodutivos - Os casais são muitas vezes constantes; o macho faz reverências à fêmea e ambos se acariciam na cabeça com frequentes arrulhos. Antes do coito, alimentam-se mutuamente com uma massa regurgitada. O pombo-comum faz o seu ninho numa plataforma de ramos, numa árvore ou em qualquer plataforma que esteja livre de frio e chuva, onde põe dois ovos brancos, que são incubados, tanto pelo macho como pela fêmea, eclodindo em 14 a 19 dias. Os filhotes abandonam os ninhos com 15 dias e os pais os alimentam nesse período com "leite de papo", massa rica em proteínas e gorduras que se desenvolve em ambos os sexos durante a procriação.

          Controlo de Pragas - Um grande problema quanto ao pombo é que não há nenhum predador nas grandes cidades para este animal e sua reprodução é rápida, o que gera uma população cada vez crescente, um grave problema ambiental ao homem. É um dos animais sinantrópicos urbanos.






          in Wikipedia