terça-feira, 30 de agosto de 2011

Melgas

As fêmeas de mosquito são conhecidas como melgas, uma designação de carácter popular ou regional.
o nome Mosquito designa diversos insectos da ordem Diptera, subordem Nematocera, normalmente dando ênfase para a família Culicidae onde podemos encontrar os géneros Anopheles e Aedes.

O tamanho varia, mas é raramente maior que 15 mm. O peso dos mosquitos é apenas de 2 a 2,5 miligramas. Eles conseguem voar de 1,5 a 2,5 km/h. Os mosquitos existem há 170 milhões de anos (Jurássico médio)
As femeas deixam os ovos em água estagnada. os 3 primeiros estadios tardam 5-14dias e os ovos eclodem tornando-se larvas e depois pupas. o adulto emerge na água e pode viver entre 4 a 8 semanas no caso das femeas, 1 semana no caso dos machos.
as femeas sao usualmente hematofagas, o que lhes dá proteinas e ferro para o desenvolvimento dos ovos, enquanto que os machos alimentam-se de nectar.


são as antenas que detectam os odores do hospedeiros. as femeas sao capazes de "cheirar" dioxido de carbono e 1-octen-3-ol e reconhecer opticamente o hospedeiro. os mosquitos têm habitos crepusculares e preferem repousar num lugar fresco nas horas de maior calor, razão pela qual o ataque das "melgas" é maior ao final da tarde.
A saliva do mosquito tem propriedades extraordinarias, prevenindo constriçao vascular, coagulação, agregação plaquetária, angiogenesis e promovendo a inflamação.


Foto tirada na Terceira, Açores
De entre as doenças que pode transmitir, muitas vezes associadas a uma especie, temos:

  • Malaria
  • Febre amarela
  • Dengue
  • Chikungunya
  • Elefantiase
Para prevenção aconselha-se o uso de redes mosquiteiras, repelentes e insecticidas.

Aedes sp.



Sites
http://ma-schamba.com/ficheiros/Melga.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário