O que fazem?
os repelentes químicos sintéticos são substâncias com discreto odor que quando aplicadas topicamente tem a propriedade de modificar o comportamento dos insectos impedindo-os de picarem. Os repelentes tornam-nos pouco atractivos como refeição para os mosquitos, mas não os matam. São eficazes apenas a curta distância, pelo que é natural que veja mosquitos a voar perto de si.
Como aplicar?
Em média, o repelente é aplicado a cada 4 horas, mas a protecção que ele confere depende do intervalo entre aplicações, da sua concentração e outros factores.
- Para aplicar o repelente na face, primeiro aplique-o nas mãos e depois espalhe-o cuidadosamente na face. Não aplique o produto nos olhos, narinas ou boca, nem em áreas da pele que já estejam bem protegidas pela própria roupa.
- Não aplique o produto sobre feridas ou pele irritada.
- Não active sprays ou aerossóis em espaços fechados e nunca próximo de lume ou quando estiver a fumar, se for o caso.
- Não aplique o produto sobre feridas ou pele irritada.
- Não active sprays ou aerossóis em espaços fechados e nunca próximo de lume ou quando estiver a fumar, se for o caso.
Substâncias activas:
DEET (CAS# 134-62-3) é um composto químico que serve como repelente de insectos (Nome químico: N,N-dietil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida ou Benzamida, N,N-dietil-3-metill-). É fabricado para ser aplicado diretamente na pele ou nas roupas, tendo como principal função proteger contra picadas de carraças e de mosquitos. Afecta a capacidade dos mosquitos detectarem o dioxido de carbono ou outras substâncias libertadas pelo organismo. Todavia, são precisos 20% deste produto para funcionar com as carraças. o composto DEET foi desenvolvido pelo exército americano durante a 2ª guerra mundial, mas antes já tinha sido testado como pesticida em campos agrícolas. Os repelentes com DEET não devem ser utilizados em crianças com menos de dois meses de idade.
ex.: Tabard®, Previpiq® em concentrações até 35%
EBAAP (CAS#52304-36-6 and IR3535) - ethyl-butylacetylaminopropionate. IR3535 é um repelente de insectos para aplicação em pele humana ou roupa, que afasta artrópodes como os mosquitos, abelhas, vespas, aranhas ou carraças.
ex.: Pré-Butix® 20% - 100ml
Picaridina (KBR 3023) - Alternativa ao DEET para protecção contra picadas, não comercializada em Portugal. Nome cientifico: 2-(2-hydroxyethyl)-1-piperidinecarboxylic acid 1-methylpropyl ester. A indicação da picaridina na concentração de 25% é a recomendada na protecção contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
ex.: Bayrepel®, Autan®
Outros:
- óleo de eucalipto-limão ou a forma sintetizada PMD (p-menthane 3, 8-diol)
- Permetrina
- óleo de citronela -um bom repelente deve ser irritante para o inseto e ter evaporação rápida.A citronela em concentração de 100% é evaporada em cerca de 10 minutos. Pulseiras repelentes: contém um pequeno bolso onde é guardada pastilha de citronela, que deve ser trocada a cada 15 dias.
- Methyl nonyl ketone
- Allethrin
- Metofluthrin
- Casca de Laranja, Alho, Cravo, Cânfora, Eucalipto: necessitam mais estudos para comprovar a eficácia com relação ao Aedes aegypti.
- Vitaminas B1 e B6: eficácia modesta, não protege indivíduos predispostos.Só tem ação em altas doses, o que pode incorrer em efeitos colaterais
- Óleos: uma medida que pode substituir o uso de repelentes é o uso de óleo mineral (Nujol) ou vegetal (óleo de amêndoas) após o banho.A presença do óleo dificultará a fixação do mosquito na pele.
- óleo de soja
site
http://www.epa.gov/pesticides/health/mosquitoes/ai_insectrp.htm
http://www.deet.com/deetfacts_1.html
http://www.deet.com/deetfacts_1.html
Sem comentários:
Enviar um comentário